Mutirão oftalmológico promovido por Centro de Reabilitação em Belém supera em 20% meta de atendimento

O mutirão para atendimento de pessoas com deficiência visual, promovido pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém (PA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, superou em mais de 20% a meta de atendimento prevista, com 220 atendimentos nos dia 21 e 22 de fevereiro.

O objetivo foi prestar assistência a pessoas com algum tipo de problema oftalmológico que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). O mutirão foi realizado no bloco C, onde foram feitos cadastro, triagem e encaminhamento para avaliação.

Saúde e entretenimento – Aproximadamente 24% da população brasileira (mais de 45 milhões de pessoas) possuem algum tipo de deficiência. A mais comum é a visual, que atinge 3,5% da população (6,5 milhões de pessoas). Na Região Norte há registro de 574.823 pessoas com esse tipo de deficiência, o que corresponde a 3,6% dos habitantes, de acordo com dados de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as principais causas de cegueira no Brasil são catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular. Ainda segundo o IBGE/2010, 528.624 pessoas no País são incapazes de enxergar (cegos); 6.056.654 pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar), e cerca de 29 milhões de pessoas declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar mesmo usando óculos ou lentes.

Atendimento – Afora o mutirão realizado pelo Centro, os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual, onde o pedido é analisado, conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Importante ressaltar que não há atendimento espontâneo ou qualquer tipo de inscrição ou cadastramento no CIIR.

Serviço: O CIIR funciona na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

(Por Vera Rojas).