Após quase 30 anos, reencontro familiar em Hospital N. Srª da Graça emociona pacientes e equipe

Emoção: esse foi o sentimento que melhor definiu o reencontro da família de Carlos Alberto Farias, 55 anos, que aconteceu no dia 20 de janeiro no Hospital Municipal N. Srª das Graça (São Francisco do Sul / SC), após 28 anos de separação.

A história de Carlos Alberto é semelhante a de muitas pessoas que sofrem pelas ruas do Brasil, passando por dificuldades inomináveis e que sofrem, em muitos casos, com a falta de empatia. Dependente de álcool, Carlos deu entrada no HNSG em 16 de dezembro de 2021, com sintomas de Covid-19.

Ele não tinha lembranças de sua origem familiar, pois, em 2017, sofreu um acidente que afetou sua memória. Segundo a assistente social Márcia Alves Walter, as lembranças de Carlos Alberto eram falhas, com eventuais lampejos. “Finalmente, na semana passada, ele conseguiu dar um nome e a cidade de um possível familiar, em Jaraguá do Sul, que acabou confirmando o parentesco”.

Ao falar com uma mulher, que se identificou como irmã do paciente, ela disse que ele estava desaparecido há 28 anos, e era dado como morto pela família.

“Eu estou muito contente, agora que reencontrei minha família. Acredito que tudo vai melhorar”, afirmou Carlos. Os familiares, que vieram para reconhecê-lo e levá-lo para casa, em Jaraguá do Sul, também estavam muito emocionados. O médico João Miranda, responsável clinico por Carlos Alberto, afirmou que o paciente está bem, mas precisa de cuidados especiais e acompanhamento constante. “Ele tem algumas comorbidades, principalmente, no aparelho respiratório, mas pode ter cuidados em casa, e seguir a vida”, declarou.

“Um dos momentos mais importantes, como profissionais e seres humanos é ver a esperança nos olhos de quem há muito a havia perdido”, declarou Sandro Maier Cardoso, secretário da Assistência Social da prefeitura, a quem a unidade pertence.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HNSG).