Centro de Reabilitação celebra Dia Nacional do Surdo

(30/9/2019) – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém (PA), promoveu nesta semana ações comemorativas pelo Dia Nacional do Surdo. Na quinta-feira (26), o setor de Arte e Cultura, por meio do projeto Círculo de Cultura, o intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Rogério Moreira, esteve na recepção da unidade para contar a história da data e as conquistas obtidas pelos surdos. Houve também apresentação artística do usuário deficiente auditivo , Henrique Favacho.

Serviço de Libras

Entre as principais conquistas estão a Libras e a presença de um intérprete em órgãos públicos, que já são oferecidas pelo CIIR. O local oferece um ambiente inclusivo com aulas de Libras para colaboradores, usuários e acompanhantes; intérprete da língua de sinais nas áreas de atendimentos, além da oferta de várias especialidades, entre elas, otorrinolaringologia e suporte ambulatorial e de exames para tratamento de surdos e pessoas com deficiência auditiva, integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o otorrinolaringologista do CIIR, Murilo Lobato, normalmente as pessoas confundem o surdo com alguém que tem deficiência auditiva. A primeira situação caracteriza-se pela total ausência da percepção da audição. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas. “As pessoas devem ficar atentas para os sintomas das perdas auditivas e que podem evitar um estágio avançado. Durante a avaliação, quando a gente informa para o paciente que ele tem uma perda auditiva leve, às vezes causa surpresa ao

Durante a assistência aos usuários surdos ou deficientes auditivos, o CIIR oferece suporte ambulatorial com vários exames, entre eles, audiometria, emissões autoacústicas e potenciais evocado de tronco cerebral. “São exames complementares para fechar o diagnóstico de perda auditiva, da localização da lesão e tratamento”, ressaltou o otorrino.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 432 milhões de adultos e 34 milhões de crianças têm dificuldades de audição no mundo, o que equivale a 10% da população mundial com alguma deficiência auditiva. A previsão é de que até 2050, 500 milhões de jovens e adultos terão perda auditiva devido ao uso de fones de ouvido.

Histórico

O Dia Nacional do Surdo foi oficializado pelo decreto de lei nº 11.796 em 29 de outubro de 2008 e foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira. A data coincide com a criação da primeira escola de surdos no Brasil.

Atendimento

Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação estadual, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário. É importante ressaltar que não há atendimento espontâneo ou qualquer tipo de inscrição ou cadastramento no CIIR.

(Com informações de Vera Rojas / Ag. Pará).