(Belém – 25/3/2019) – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação, em Belém (PA), administrado pelo INDSH, passa a oferecer a terapia de PediSuit, protocolo de terapia intensiva que melhora o desenvolvimento motor, o reforço muscular, o equilíbrio e a coordenação do indivíduo com disfunções neurológicas. A terapia vem rendendo resultados positivos em crianças com paralisia cerebral, atraso do desenvolvimento motor, síndrome de Down, deficiências ortopédicas e neurológicas, hipotonia, autismo, acidente vascular encefálico, entre outros.
A utilização do PediSuit se dá por meio do uso do macacão (suit) e da chamada ‘Gaiola de Atividades’. O mecanismo cria um suporte para que o corpo seja alinhado, gerando uma descarga de peso essencial para a regulação do tônus muscular, pelo ajuste das tiras elásticas.
“É quase uma dedicação exclusiva”, diz a coordenadora da Fisioterapia Monizze Carleto, ao revelar a triagem de crianças com potencial para andar, mas que ainda não caminham.
O diretor Executivo do Centro de Reabilitação, José Batista Luz Neto, ressalta que o PediaSuit é uma terapia complementar. “Será oferecida para usuários que já estão inseridos nos programas de reabilitação e com indicação para tal”, comentou. O protocolo é desenvolvido no CIIR por Monizze Carleto, pela fisioterapeuta Natália Coelho e pela terapeuta ocupacional Waléria Cristina Hipólito.
(Por Vera Rojas).