CIIR faz testes preventivos em aldeias do território Kayapó em caravana ‘Saúde Por Todo Pará’

Os profissionais do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) foram os responsáveis pelos testes rápidos para detecção de covid, sífilis, malária, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação e consultas com equipe multiprofissional, nas aldeias Moidjãm, Pykatum, Kenopyre e Turedjãm, no território Kayapó, no sul do Pará, neste domingo, 20.

A ação faz parte do projeto ‘Saúde Por Todo Pará’, do governo estadual, com a participação, além do CIIR, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Distrito Sanitário Indígena Especial Kaiapó.

A aplicação desses testes foi feita por terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos do CIIR, que vêm acompanhando as viagens da expedição ‘Saúde por todo o Pará’, desde a edição Marajó, em agosto. “Nosso objetivo tem sido contribuir com o projeto e com a melhoria da qualidade de vida de toda a população paraense, a partir de avaliações especializadas, que facilitam o diagnóstico inicial e o encaminhamento para atendimento em centro de referência”, informou Ivana Pimentel, supervisora administrativa e assistencial no CIIR.

Saúde das crianças – Entre os vários exames realizados nos últimos cinco dias nas aldeias Moidjãm, Pykatum, Kenopyre e Turedjãm, alguns são específicos para prevenção e detecção precoce de alterações clínicas que possam comprometer a nutrição, a linguagem e o desenvolvimento das crianças, como os testes da ‘linguinha’ e ‘orelhinha’.

Atendimentos – Com programação para realizar novos serviços assistenciais em outros territórios indígenas do Pará, entre os meses de outubro e novembro, esta primeira etapa destinada aos Kayapó alcançou a marca de 893 atendimentos, entre consultas, exames laboratoriais e avaliações multiprofissionais.

(Com informações da Agência Pará de Notícias).