CIIR realiza o ‘Baile da Matinta’, um halloween com boto, curupira e folclore amazônico

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém/PA) promoveram em 27 de outubro o ‘Baile da Matinta’, que utiliza as figuras do folclore brasileiro para comemorar uma espécie de halloween. A proposta é fomentar a cultura amazônica, com foco nos mitos e inter-relação a outras culturas, organizado desde 2020 pelo setor de Arte e Cultura da unidade.

A programação iniciou com um cortejo por todos os setores de atendimento da instituição, conduzido pela Matinta, personagem do folclore brasileiro. “Durante a programação, houve ainda desfile de fantasias e apresentação de reabilitandos integrantes das oficinas de dança e música”, destacou Denise Morais, supervisora do Arte e Cultura. Houve ainda a participação de super-heróis conhecidos, como Homem Aranha, que toda última sexta-feira de cada mês faz atendimento caracterizado.

Perfil – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez faz o encaminhamento à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).