Com consultas, cirurgias e prevenção, HRPL participa do Outubro Rosa

O Hospital Regional Público do Leste (Paragominas / PA) contabiliza cerca de 60 consultas oncológicas e 234 atendimentos ambulatoriais de mastologia por mês. O procedimento contribui de forma decisiva com o Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, garantindo às usuárias de 23 municípios paraenses, procedimentos cirúrgicos também para cânceres de mama e ovário.

“Já realizamos mais de 5.000 consultas em mastologia no HRPL nos últimos seis anos, e mais de 150 mulheres em operadas de câncer de mama desde 2018”, explica o mastologista Breno Albuquerque. “A pandemia atrapalhou consideravelmente o número de cirurgias oncológicas que vinham em alta na instituição e hoje estamos começando a retomar as metas de consultas e procedimentos cirúrgicos com a diminuição de casos de covid-19”.

Palestras – Na manhã da quarta-feira (20), houve palestra sobre saúde da mulher, com ênfase no autoexame das mamas. Anteriormente, no dia 13, foi promovida uma Roda de Conversa com o mastologista Breno Albuquerque. No dia 19, cerca de 30 empregadas do hospital participaram de ação de coleta do exame PCR-Ultra Sensível (PCU).

Sobre o as causas do câncer de mama, o médico citou as principais. “A nuliparidade (mulheres sem filhos), não amamentação, idade avançada no paridade do primeiro filho, menopausa tardia, obesidade, tabagismo, sedentarismo, álcool em excesso, genético (mutações genéticas), mamas densas na pós me-nopausa, uso desorientado de terapia de reposição hormonal, são as principais causa da incidência de câncer de mama, e a faixa etária mais atingida pela doença, fica entre 60 e 69 anos, sendo que, em torno de 25% acometem mulheres abaixo dos 50 anos”, informa o mastologista.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HRPL).