Com implantação de projeto ‘Laços de Amor’, hospital de Tailândia (PA) fortalece atendimento a gestantes

(21/7/2017) – Três jovens grávidas tiveram seus caminhos ligados pelo projeto ‘Laços de Amor’, desenvolvido pelo Hospital Geral de Tailândia (PA), no sudeste paraense, administrado pelo INDSH desde 2013. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o projeto visa fortalecer a relação entre as gestantes e a equipe multiprofissional do HGT, que passa às futuras mães mais segurança na assistência obstetrícia antes, durante e no pós-parto.

Três jovens grávidas tiveram seus caminhos ligados pelo projeto “Laços de Amor”, desenvolvido pelo Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense
FOTO: ASCOM HGT
DATA: 20.07.2017
TAILÂNDIA – PARÁ

A assistência compartilhada às gestantes começa no município onde realizam todo o pré-natal. Durante essa fase do atendimento, elas são encaminhadas pela enfermeira Maria do Socorro Moura de Oliveira, diretora da Atenção Básica da prefeitura, ao HGT para conhecer não apenas as vantagens da estrutura física e dos equipamentos, mas também os profissionais responsáveis pelo atendimento seguro e humanizado aos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

O acolhimento às grávidas no HGT é realizado pelo diretor técnico, médico Paulo Henrique Ataíde Pereira, junto com a coordenadora de Humanização, Elizabett Gomes. “Esse é um momento muito importante às mãezinhas e às famílias dessas gestantes, que vão conhecer todo o fluxo de atendimento do hospital, desde a entrada na Urgência/Emergência até o parto. Aqui, elas têm prioridade. Não entram em filas e têm direito a acompanhante em todo o processo. Tudo isso para o parto não se tornar um evento traumático”, michael kors ava kors ankle boots informou o médico.

Direitos – Segundo Paulo Henrique Pereira, durante a visita elas passam a entender um pouco mais sobre seus direitos e deveres. “Aproveitamos a oportunidade para repassar orientações sobre a importância do parto normal, do aleitamento materno, indicações de cesáreas e ligaduras de trompas. Elas conhecem ainda o local de exames, e o espaço onde o esposo e  familiares vão fazer o acompanhamento”, acrescentou.

Após a visita, Adriane Francisca Silva, 19 anos, Claudinéia Guimarães Freitas, 21, e Germana Cristina Oliveira, 22, todas residentes na sede municipal de Tailândia, aprovaram o atendimento oferecido pelo hospital. Na segunda gestação, Adriane Silva torce para que, desta vez, seu filho nasça de parto normal. “Tive problemas na primeira vez com a falta de passagem para o bebê. Mas no final deu tudo certo. Agora vai ser diferente. Estou mais segura”, disse Adriane.

Claudinéia Freitas, que teve seu primeiro filho no HGT, ugg outlet bicester brunswick está com dois meses de grávida do segundo. “Aqui eu fico mais tranquila”, afirmou. Tranquilidade também é o que demonstra Germana dos Santos, que dentro de três meses dará à luz o terceiro filho. “Esse projeto é excelente, e faz com todas passem a ter mais segurança e confiança para ter os bebês. Nas vezes anteriores, tive medo. Mas dessa vez já sei como tudo vai acontecer aqui no HGT”, contou Germana.

Referência na assistência de média complexidade, de janeiro a junho deste ano o HGT realizou 740 partos. Segundo o diretor executivo do hospital, o administrador José Neto, desde 2015 o HGT vem promovendo campanhas educativas na área de saúde junto com a prefeitura. “Desenvolvemos várias ações, como a implantação do parto humanizado, além do projeto Laços de Amor, que envolve o projeto Nascer do Ministério da Saúde”, ressaltou José Neto, para quem as visitas das grávidas ao hospital permitem também reforçar as orientações de saúde, verificar a carteira da gestante, e incentivar a amamentação, o acompanhamento do pai e a ginástica pré-parto.

Rapidez no atendimento – Segundo Paulo Henrique Pereira, o HGT possui uma estrutura de atendimento de hospitais de grandes centros urbanos, como o plantão 24 horas com três clínicos, cirurgião, monster beats apple accessories 2 obstetra, pediatra, anestesista, ortopedista e radiologista. “São nove médicos de plantão 24 h o ano inteiro”, ratificou. Ele também destacou os resultados positivos dos indicadores do hospital. “Nossa equipe é composta de especialistas, é coesa e harmônica, para que o paciente tenha atendimento rápido, resolutivo, para a satisfação de todos”, enfatizou o médico.

O HGT oferece atendimento humanizado de média complexidade com uma equipe multidisciplinar qualificada, em instalações modernas, que dispõem de 52 leitos e equipamentos de última geração, além de Agência Transfusional e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e exames por imagem e de análises clínicas, incluindo radiologia, ultrassonografia, endoscopia, mamografia e eletrocardiografia. O hospital oferece ainda brinquedoteca e área de vivência para funcionários.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.

Por Vera Rojas e Ass. Imprensa INDSH.