O Hospital Geral de Tailândia (PA) está promovendo em novembro oficina para atualização dos protocolos de Lesão por Pressão (LPP), coordenada pela Comissão de Curativos da unidade. Mais de 100 colaboradores estão particinpando, entre enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas que trabalham na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e nas Clinicas Médicas, Pediátrica, Cirúrgica e Obstétrica da unidade hospitalar.
A atividade conta com a exposição de banners, materiais preventivos e dinâmicas educativas. A redução do risco de quedas e lesões por pressão é uma das seis metas internacionais de Segurança do Paciente, definidas por entidades internacionais.
A presidente da Comissão de Curativos, Monique Rocha explica que as lesões por pressão, também conhecidas como escara ou úlcera de decúbito, surgem normalmente em locais próximos a regiões ósseas, devido à interrupção da circulação sanguínea e constante pressão. As feridas podem causar danos funcionais, aumento da dor e, até mesmo, risco de infecção. “A lesão por pressão, infelizmente, ainda é uma realidade preocupante. Por isso, se faz necessário que sempre estejamos capacitando nossos profissionais, afim de fornecer uma assistência segura e ainda melhor para todos os pacientes”, ressaltou.
O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HGT).