HGT: pacientes são beneficiados com readequação do projeto Hortoterapia 

O Hospital Geral de Tailândia (PA) está utilizando a Hortoterapia como apoio ao tratamento e recuperação dos pacientes da unidade. O espaço, em que são cultivados ervas, hortaliças e legumes utilizados na alimentação de pacientes e profissionais, foi revitalizado e adequado para proporcionar bem-estar aos internados no hospital, com apoio da Comissão de Sustentabilidade.

A nutricionista Patrícia Manfredi, madrinha do projeto, explica que a horta foi iniciado em 2019. No ano passado, a iniciativa recebeu novo impulso com parcerias com alunos de Agronegócio da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) e Belém Bioenergia Brasil, empresa que ajudou na ampliação e construção de uma passarela para mobilidade dos usuários. “A Hortoterapia ainda ajuda no pensamento consciente com o meio ambiente”, continua Patrícia. “Recentemente foi instalado no local um minhocário e o HGT há algum tempo também realiza compostagem para reaproveitar os restos de alimentos como adubo para a horta”, finalizou Patrícia Manfredi.

Espaço: ervas, hortaliças e legumes, usados na alimentação de funcionários e pacientes.

Segundo a fisioterapeuta Fernanda Cordeiro, uma das pioneiras do espaço, o projeto pretende mudar a rotina dos usuários internados ao oferecer um atendimento personalizado, que resulta em uma melhoria psíquica, sensitiva, tátil e na redução do tempo de internação. “O projeto também promove cuidado com o meio ambiente, organizando valores, incentivando o trabalho em equipe e colaborando com a alimentação produzida no hospital”, explicou.

Todos os pacientes são, primeiramente, avaliados pelo seu médico responsável, para posterior preparação da mobilidade, caso necessitem de algum suporte, adaptação, cadeira de rodas e outros recursos. Durante todo o processo, o usuário é acompanhado por um fisioterapeuta que o estimula e auxilia a desenvolver a jardinagem.

Estrutura: O HGT mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HGT).