HJB aplica questionário para avaliar evolução de pacientes após bariátrica

O Hospital Jean Bitar (Belém / PA), referência em cirurgias bariátricas do ‘Programa Obesidade Zero’, está disponibilizando uma pesquisa online de avaliação de autopercepção da Qualidade de Vida de pacientes no pós-operatório. Conhecido como Baros (Bariatric Analysis and Reporting Outcome System, na sigla em inglês), principal instrumento utilizado pela medicina para relatar os resultados dessas operações. O HJB já realizou, até janeiro, 1.672 cirurgias do tipo.

A ferramenta disponibilizada permite avaliar itens como perda de peso, melhora de comorbidades, qualidade de vida e ajustes emocionais, fornecendo uma visão abrangente do progresso do paciente e orientando o plano de tratamento contínuo.

Segundo Luciana Gomes, coordenadora do Centro Cirúrgico (CC) e Central de Material Esterilizado (CME) do HJB, a entrevista pós-cirúrgica tem como objetivo medir a satisfação do paciente com o programa, tanto no aspecto físico como o emocional.

Procedimentos – A profissional detalha que, no pré-operatório o paciente passa por consultas com uma equipe multiprofissional, e realiza uma série de exames pré-operatórios. Essas consultas servem para que os profissionais da equipe avaliem a saúde do paciente e para que ele esteja preparado para a cirurgia. “Este período exige esforço e participação para que o paciente já comece a se adaptar às mudanças que ocorrerão no pós-operatório. Após concluir o acompanhamento inicial e realizar a avaliação pré-anestésica, se tudo correr bem, a cirurgia será agendada”.

O primeiro ano do pós-operatório deve ser mais rigoroso, com consultas frequentes com todos os profissionais da equipe. À medida que o organismo vai se adaptando com as mudanças sofridas após a cirurgia, esse acompanhamento vai sendo mais espaçado. No entanto, recomenda-se que, após dois anos de cirurgia, o paciente visite os profissionais pelo menos uma vez por ano para avaliação rotineira. Caso haja alguma alteração que precise ser acompanhada com maior frequência, o médico irá orientá-lo.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HJB).