HMUE: com mais de 700 mil atendidos em 2023, Terapia Ocupacional garante autonomia para pacientes internados

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA), referência em pacientes com traumas graves, assegura um plano terapêutico com opções de reabilitação indicado a cada caso. A Terapia Ocupacional, por exemplo, é indicada para recuperar e incentivar aspectos que promovem a independência de pacientes com dificuldades para realizar tarefas diárias.

“Com a terapia ocupacional, os pacientes que apresentam limitações conseguem desenvolver atividades simples da rotina como, por exemplo, tomar banho, escovar os dentes ou usar o celular”, explica a terapeuta ocupacional, Samanta Oliveira. “São vários pacientes que demandam diariamente a intervenção, principalmente os que precisaram amputar algum membro”, prossegue.

Entre os itens criados pela assistência terapêutica estão as órteses de mão, para lesões em punho; órtese de posicionamento ventral, para dedos em medida que preserva a posição funcional da mão; órtese abdutora de polegar; além de dispositivos de adaptação universal para amputação.

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) é considerado uma referência no Brasil por seus projetos de gameterapia, passeio terapêutico e celebração de aniversários nos leitos, iniciativas que impactam diretamente na melhoria da saúde do paciente. No ano de 2023, aproximadamente 700 mil pessoas foram atendidas no hospital.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).