O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA) é a única unidade hospitalar da região Norte com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), exclusivo para oferecer assistência a crianças, adultos e idosos vítimas de queimaduras, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com 20 leitos, sendo 18 enfermarias e dois de Tratamento Intensivo, o Centro conta com equipe especializada, incluindo cirurgiões plásticos e outras especialidades, para oferecer a melhor assistência a quem precisa.
Em contexto geral, no ano passado, a unidade hospitalar realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais, por imagem, entre outros. Somente a vítimas de queimaduras, em diferentes complexidades, foram 624 atendimentos. Já de janeiro a abril de 2023, foram 144.
“Os números que já eram altos estão subindo cada vez mais. Por isso, é fundamental reforçar as medidas de prevenção. Vale ressaltar que um único paciente pode ficar internado por dias ou até meses para o cuidado da lesão, dependendo do nível”, afirma a coordenadora do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Nellyane Ferro.
“Na maioria das vezes, esses acidentes poderiam ser evitados, com atitudes simples que jamais devem ser desprezadas, como, por exemplo, virar o cabo da panela para dentro do fogão ou o correto uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). É muito importante que esses direcionamentos sejam colocados em prática para que esses acidentes não aconteçam”, pontua a coordenadora.
Referência – Criado pelo Governo do Estado para fortalecer, modernizar e ampliar o atendimento em saúde à população do Pará, o Hospital Metropolitano é gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica – exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).
(Fonte: Agência Pará de Notícias).