HRPC, em Capanema, oferece 250 mamografias para mulheres do nordeste paraense

Com uma oferta mensal de 100 exames de mamografia para usuárias de 16 municípios da região, o Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema (PA), oferece neste mês, em adesão à campanha Outubro Rosa, mais 250 exames para detecção e tratamento precoce do câncer de mama e, assim, contribuir para redução da mortalidade causada pela doença.

Hoje, o HRPC dispõe de um mamógrafo com tecnologia de ponta, com imagem de ótima qualidade. O público-alvo da campanha é a mulher a partir dos 40 anos, quando já deve fazer o autoexame e buscar consulta com mastologista, periodicamente.

A adesão de usuárias à campanha está sendo considerada muito satisfatória pela técnica em Radiologia Giselly Queiroz, do HRPC. Desde a abertura da campanha, no último dia 16, a unidade hospitalar já realizou cerca de 90 exames de mamografia, via encaminhamento de usuárias pelo sistema de regulação estadual.

Passos para a saúde – A interessada deve começar por uma consulta na Unidade Básica Saúde (UBS) mais próxima. A mamografia de rastreamento é destinada a mulheres sem sinais e sintomas, prioritariamente na faixa etária de 50 a 69 anos, e poderá, inclusive, ser solicitada por profissional de Enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF), na Rede Básica de Saúde. No entanto, para as demais faixas etárias do sexo feminino e masculino, que apresentem sinais e sintomas, a solicitação deve ser feita por um médico.

Serviços de referência – O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferta em 13 Regiões de Saúde exames de mamografia, consultas com mastologistas e biópsias mamárias. Caso haja necessidade, a paciente é encaminhada para um dos 29 serviços de referência em diagnóstico e tratamento de câncer de mama mantidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e/ou conveniados, espalhados por 22 municípios do Pará.

De acordo com a Sespa, no Pará o câncer de mama vem registrando ligeira queda: em 2019, foram 677 casos , e 646 ocorrências em 2020. Neste ano, até o momento são 299 casos. Por faixas etárias, a incidência da doença tem sido maior entre mulheres de 50 a 59 anos (28%), seguidas por 40 a 49 anos (27%) e 60 a 69 anos (21%), levando em conta os casos ocorridos entre 2019 e 2020.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HRPC).