Oftalmologista do CIIR, que atende PCDs, alerta sobre saúde ocular

Cuidados com os olhos são fundamentais para prevenir doenças do período de verão, entre as quais a conjuntivite – inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular. A recomendação é da oftalmologista do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém/PA), Maria Maeve Muniz, que alerta: ao mergulhar durante o banho de mar, piscina ou rio, feche os olhos por causa da poluição das águas.

A médica observa que os surtos de conjuntivite são comuns nesses períodos. “Os usuários de lentes de contato devem sempre lembrar de manter os olhos fechados na hora do mergulho. E quando chegar em casa, retirar as lentes e deixá-las na solução de higiene própria”, orientou a profissional, que ressalta ainda a existência de lentes descartáveis, de uso diário, ideais para esportes aquáticos. Outra opção são os óculos específicos para mergulho, que permitem a vedação total.

Quanto ao uso de protetor solar, ela recomenda os que são à prova d’água, administrados com cuidado na área dos olhos, para evitar irritações e processos alérgicos.

Outra dica é usar óculos com filtro protetor UVA e UVB, de origem confiável, pois a exposição dos olhos ao sol, sem proteção adequada, pode causar doenças.

Baixa visão – A médica do CIIR ressalta que os cuidados devem ser redobrados para pacientes com alguma patologia ocular. O CIIR é referência na assistência de Pessoas com Deficiência (PCDs) no Pará e, entre os usuários atendidos pela equipe multiprofissional, está o jovem José Cleberson Palheta Santos, 16 anos, que faz orientação e mobilidade com terapeuta ocupacional, devido à sua baixa visão. Ele só consegue enxergar com o olho esquerdo e está sendo preparado para receber a bengala como auxílio óptico, para melhora e mais segurança na sua locomoção. O adolescente elogia o atendimento recebido, inclusive, no esporte adaptado, como o judô.

“Dificilmente vou para balneários, mas acho muito importante as orientações recebidas pela Drª Maeve para prevenir outras doenças oculares. Gosto muito daqui. Já nasci com baixa visão e enxergo melhor de um olho. Venho aqui duas vezes por semana. Só tenho a agradecer”, comentou o usuário, que recebe atendimento no CIIR desde junho de 2019. Atualmente, são feitos, em média, 290 atendimentos oftalmológicos no CIIR.

Estrutura de atendimento – Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme o perfil do usuário, através do Sistema de Regulação.

O Brasil tem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa, das quais 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Serviço – O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

(Texto: Vera Rojas – Ass. Comunicação INDSH / PA).