Quatro atletas do CIIR participam de Paraolimpíadas Escolares, em SP

Quatro atletas do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA), nas modalidades de bocha, basquete e judô, participaram da 12ª Paraolimpíadas Escolares, promovida de 24 a 26 de novembro, em São Paulo (SP). O CIIR já registrou a formação de cerca de 60 atletas entre ex-pacientes. O Pará, com 85 atletas, ficou em terceiro lugar na classificação final, abaixo apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O professor de educação física, Reinaldo Ribeiro da Costa, fala sobre os treinos focados em modalidades esportivas voltadas para a reabilitação como, por exemplo, bocha, halterofilismo, basquete em cadeiras de rodas, judô e canoagem.

“As atividades são definidas após a avaliação global, verificamos as especificidades da deficiência, por exemplo halterofilismo para cadeirantes, pois vai ajudar na mobilidade diária dele, judô para pessoas com deficiência visual. Eles são espelhos de superação e valorização, são superatletas que fazem coisas que outros não conseguem executar com precisão”, comenta o educador físico, Reinaldo Costa.

As Paraolimpíadas Escolares são uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte, tendo como responsabilidade exclusiva a realização da Etapa Nacional. No Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), oferece todo o incentivo necessário aos representantes, seus familiares e aos profissionais que trabalham na preparação dos paratletas.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do CIIR).