Com um conceito inovador e de transformação, CIIR comemora três anos e mais de 430 mil atendimentos a PCDs

(30/5/2021) – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação – CIIR (Belém/PA) está complentando neste domingo, 30, três anos de atividades e mudando a qualidade de vida de milhares de usuários com deficiência física, intelectual, auditiva e visual, de todas as faixas etárias. No período, o CIIR realizou mais de 400 mil atendimentos, com índices de satisfação em torno de 95%.

Ao longo desses três anos, a Instituição passou por várias etapas. De acordo com a diretora executiva Paola Reyes, a primeira fase de implantação foi de muito aprendizado e ajustes. “Buscamos sempre a melhoria contínua, tentando despertar em todos um olhar para perceber as possibilidades de melhorias. Mas, ainda há muito a ser feito. Estamos em constante movimento”. De acordo com Paola, o CIIR é um complexo de atendimento inovador e acessível com um padrão de atendimento de qualidade para PcDs.

Paola destacou que recentemente o centro passoua a oferecer os serviços por meio do Núcleo Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Natea), inaugurado em dezembro de 2020. Com oferta de atendimentos a 300 usuários referenciados por mês, o público-alvo inclui crianças, adolescentes e adultos. Outra importante conquista do CIIR, citada por ela, foi o mais alto nível da certificação pelo QMentum Internacional /IQG, com a Acreditação Selo Diamante, que coloca a instituição paraense como a única pública no Norte e Nordeste, e uma das poucas no Brasil, com o reconhecimento pela excelência de gestão.

O diretor de Operações Norte do INDSH, José Batista Luz Neto, ressaltou que o CIIR é um projeto único no país com reconhecimento por parte do Ministério da Saúde e cuja gestão conquistou a certificação internacional canadense. “Parabenizo também a população que é diretamente beneficiada com os diversos serviços disponibilizados com recursos do Governo do Estado. O CIIR veio como bálsamo para o atendimento aos nossos usuários SUS. Felicito a todos”.enfatizou.

“Agradeço e parabenizo a gestão CIIR e sua equipe multiprofissional. É um projeto inédito do Governo do Estado, administrado pelo INDSH, pelo excelente trabalho desenvolvido com técnica, ética e segurança ao paciente, especialmente, com metodologia inovadora ao atendimento da Pessoa com Deficiência (PcD) no Pará”.

Para o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, os serviços oferecidos no CIIR possuem abordagens de alta complexidade e de alto custo na reabilitação, que são agentes de transformação no cotidiano dos usuários. “Como um todo, as atividades desenvolvidas proporcionam integração, mudança de vida e adequação do desenvolvimento ocupacional ao indivíduo”, destacou.

Depoimentos

Para nós, o CIIR é nossa segunda família. Aqui, acolheram meu filho com carinho, paciência e amor. No decorrer desses anos, ele progrediu bastante, graças à Deus e aos profissionais que fazem parte da vida dele, no qual serei grata para o resto da minha vida. Hoje o Caio já anda, consegue transmitir alguns sons, interage com outras crianças, desenvolve algumas atividades sem problemas. A palavra que define tudo isso é gratidão. Obrigada, CIIR por nos acolher e fazer a diferença na vida de muitas crianças, em especial, do meu filho”. (Rosa Castanheide de Oliveira, mãe de paciente do CIIR).

“No Centro, o (meu filho) Filipe teve uma evolução fantástica, pois ele entrou com um quadro depressivo, introspectivo e hoje está muito bem, consegue se relacionar com todos, melhorou no aprendizado, tanto que concluiu o ensino médio e, pela primeira vez, prestou ENEM. Somos muito gratos pelo acolhimento deste estabelecimento de saúde. Obrigada a todos”. (Silânia Assunção, mãe de paciente do CIIR).

Estrutura

O complexo é formado pelo Centro Especializado em Reabilitação; por uma oficina ortopédica para confecção e manutenção de próteses e órteses e Centro de Especialidades Odontológicas. A reabilitação das PcDs incluem atividades laborativas, de lazer, artística, cênica e educação em saúde, com o diferencial de uma biblioteca para Braille e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A reabilitação física conta ainda com o auxílio de duas piscinas para hidroterapia e mecanoterapia; um ginásio terapêutico, bem como terapias em grupo individual, adulto e infantil; apartamento individual para atividade diária, auditório com capacidade para 130 lugares e prédio plenamente estruturado para receber a PcD, em todos os aspectos de suas necessidades.

O CIIR tem ainda a disponibilidade de transporte, por meio de veículos adaptados, que garante o acesso da pessoa com deficiência aos pontos de atenção da Rede.

(Com informações da Ass. de Imprensa do CIIR).