Respeito ambiental e novos serviços: os principais casos do Workshop de Gestão, em Belém

Foi encerrado no último dia 10 de março o 2º Workshop Nacional de Gestão INDSH, iniciado no dia 8, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém (PA), com o tema ‘Transformando a Governança Sustentável em Cuidado Centrado na Pessoa’. Com mais de uma centena de participantes, o evento apresentou os principais casos de gestão e sustentabilidade das unidades administradas pelo INDSH no Pará.

Os cases de projetos e ações de gestão foram apresentados pelas unidades:

  • CIIR
  • Hospital Jean Bitar (HJB)
  • Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE)
  • Hospital Geral e Tailândia (HGT)
  • Complexo Hospitalar dos Caetés (Hospital Regional, Policlínica dos Caetés, Núcleo de Atendimento Autista)
  • Hospital Regional Público do Marajó

CIIR- Projetos EcoCIIR e EcoPonto (coleta de resíduos); E+Reciclagem; Instituto Alachaster (apoio à saúde, arte, cultura e educação); Oficinas de Ecobags e Educação Ambiental.

HMUE- Recém-gerenciado pelo INDSH, a gestão do Metropolitano apresentou as melhorias agregadas ao bem-estar dos usuários, como a ampliação do número de leitos, modernização do parque tecnológico e revitalização do pronto atendimento.

HJB– Destacou as duas principais linhas de cuidado do HJB: cirurgia bariátrica e o atendimento hospitalar do paciente Transgênero. Redução de resíduos destinados aos aterros sanitários. Entre 2018 e 2022, foram coletados 40.309 quilos de resíduos recicláveis, um aumento de mais de 15 mil quilos. O cultivo de horta hipodrônica.

HGT-  Reestruturação do Pronto Atendimento (P.A), acolhimento com Classificação de Risco, implantação do Protocolo de Sepse, implantação do Time de Resposta Rápida (TRR), implantação do serviço de Hemodiálise, implantação da Farmácia Satélite, implantação do PIT STOP de Cirurgia Segura, projeto Laços de Amor e as ações de sustentabilidade como a Hortoterapia.

HRPC- Avanços do centro de hemodiálise da unidade com apliação dos serviços e contratação de profissionais, como a aquisição de equipamentos, aquisição de materiais, validação do tratamento da água, contratação de mão de obra qualificada, curto prazo para capacitação e inserção da equipe multiprofissional.

HRPM – Mais de 365 mil atendimentos, com ênfase para cirurgia rara de osteomielite em paciente pediátrico, pelo Sistema de Fixação Externa Ilizarov. Mais de 3.500 atendimentos no Centro de Hemodiálise, inaugurado em abril de 2021, antiga demanda da comunidade local.

O evento foi encerrado pelo presidente-executivo do INDSH, José Carlos Rizoli, com apresentação musical em parceria com a Fundação Carlos Gomes, e apresentação de dança em cadeira de rodas, realizadas por dois colaboradores do CIIR.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).